quinta-feira, 8 de agosto de 2013

Oração, via de mão dupla.

Fala galeeeeera abençoada! Tudo na paz?
É hoje vou fugir um pouquinho da forma que costumo escrever e vou abordar um pouco sobre ORAÇÃO. Sim, oração, algo extremamente importante para uma vida cristã saudavel e que por vezes tem sido esquecida, deixada de lado por nós e se tornado algo mais parecido com um ritual religioso.

Analisando o significado da palavra oração podemos defini-la como:
Aproximação da pessoa a Deus por meio de palavras, pensamentos, canções...

De fato a oração é um dialogo com Deus onde não há espaço para um monólogo. Ou seja, a oração é uma via de mão dupla, onde aquele que ora se apresenta diante de Deus, chega à presença d’Ele através do seu clamor e Ele vem ao seu encontro, com respostas.  (Invoca-me, e te responderei; anunciar-te-ei coisas grandes e ocultas, que não sabes. - Jr 33:3)




Temos vários exemplos na Bíblia sobre oração e homens que através de suas orações alcançaram vitórias, respostas e principalmente, a vontade de Deus. Mas o principal exemplo de oração que nos foi deixado veio do próprio Jesus. O filho de Deus, o Rei dos reis, nos deixou esse exemplo. Em diversas passagens podemos ver que Jesus reservava um tempo em oração, de intimidade com o Pai.

“Num daqueles dias, Jesus saiu para o monte a fim de orar, e passou a noite orando a Deus.” (Lucas 6:12)


“Cerca de oito dias depois de proferidas estas palavras, tomando consigo a Pedro, João e Tiago, subiu ao monte com o propósito de orar.”
(Lucas 9:28)


“De madrugada, quando ainda estava escuro, Jesus levantou-se, saiu de casa e foi para um lugar deserto, onde ficou orando”.
 (Marcos 1:35)

Jesus constantemente orava. Separava um tempo a sós com Deus e orava, conversava com o Pai.
E nós temos feito isso? Ou vemos a oração somente como uma necessidade religiosa, como os fariseus?
Temos que entender que a oração é uma das ‘armas’ mais poderosas que Jesus nos deixou. Alem de nos aproximar de Deus, a oração nos faz fortes pra resistir às tentações e investidas do inimigo, nos enche com o Espírito Santo, nos prepara para a guerra, leva-nos a amadurecer, alinha a nossa vontade de acordo com a vontade de Deus, entre tantas outras coisas.
Uma vida de oração não é tão difícil como pode parecer. Porém, requer disciplina, perseverança e fé. Além de que devemos tê-la como um hábito prazeroso e não mera obrigação religiosa.

Jesus, além de ter nos deixado tamanhos exemplos de oração, ainda nos ensina a orar. Vemos isso em Mateus 6: 9-13, onde Jesus nos deixa o tão conhecido “Pai Nosso”. Podemos discernir alguns aspectos ao ler essa passagem bíblica, pontos que nos guiam a uma oração em conformidade com a vontade de Deus.

Reconhecimento da soberania divina (Pai nosso, que estás nos céus,);
Reconhecimento da santidade divina (santificado seja o teu nome;);
Reconhecimento da vinda do reino no presente e sua implantação no futuro (venha o teu reino;);
Submissão sincera à vontade divina (faça-se a tua vontade, assim na terra como no céu;)
Reconhecimento que Deus supre as nossas necessidades pessoais ( o pão nosso de cada dia dá-nos hoje;);
Disposição de perdoar para receber perdão (e perdoa-nos as nossas dívidas, assim como nós temos perdoado aos nossos devedores;);
Proteção contra a tentação e as ações malignas (e não nos deixes cair em tentação; mas livra-nos do mal);
Desprendimento para adorar a Deus em sua glória (pois teu é o reino, o poder e a glória para sempre. Amém!)

Mas o propósito dessa ‘oração modelo’ não é que oremos exatamente como está escrito. Pois assim estaríamos fazendo com os fariseus,sendo hipócritas e fazendo do ato de orar uma mera religiosidade, tornando-a vazia e sem propósito. Quando Jesus revelou a oração do "Pai Nosso", o objetivo era indicar, mostrar o caminho para uma oração em concordância, obediência e que agradasse a Deus, para que assim pudéssemos alinhar a nossa vontade com a de Deus e preparar o caminho, as veredas para que a vontade de Deus se cumprisse em nossas vidas.
Enfim, devemos entender que a oração não deve ser algo involuntário, que seguimos como uma regra qualquer. Não é algo sistematizado, e sim uma expressão sincera de nossos corações para com Deus.
A oração nos leva a conhecer a vontade e os caminhos de Deus. Assim como através de conversas e convívio diário tomamos mais intimidade com outra pessoa, também acontece na nossa relação com Deus. Quanto mais buscamos, mais oramos e nos apresentamos a Ele, mais Ele vem a nosso encontro e aumentamos, por assim dizer, o nosso nível de intimidade e comunhão.


Amigão, independente da situação, ore!


A nossa vida natural é regida pela espiritual, e só podemos nos guiar por bons caminhos através da vontade de Deus, que só começamos a conhecer quando temos intimidade com Deus, que vêm por meio de santidade, obediência e uma vida plena em oração.

"Peçam, e lhes será dado; busquem, e encontrarão; batam, e a porta lhes será aberta.
Pois todo o que pede, recebe; o que busca, encontra; e àquele que bate, a porta será aberta.” 
(Mateus 7:7-8)



É isso, galera, fiquem na Paz e que o Espírito Santo venha nos ensinando e guiando-nos em nossas orações! Deus os abençoe! AAAAH, se quiserem pedir oração fiquem totalmente a vontade, é só colocar ai nos coments. AMÉM!?
Abraço, galera!


por Pedro Fleury

Nenhum comentário:

Postar um comentário