quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

Como Esperar no Senhor? (Para jovens solteiros)

"Para tudo há uma ocasião, e um tempo para cada propósito debaixo do céu". Eclesiastes 3:1



Hoje em dia tem sido uma grande dificuldade para jovens solteiros o "Esperar no Senhor". Muitos as vezes nem sabe o que é esse esperar, outros esperam a sua própria maneira, e nessa palavra vou estar deixando pra vocês o que seria esse "Esperar em Deus", e as formas como isso deve ser feito.

O que é Esperar no Senhor?


Como essa palavra se trata de esperar no sentido de relacionamentos, eu vou focar mais esse aspecto. Mas esperar em Deus é algo que devemos fazer em todas as áreas de nossa vida, pois inicialmente esse esperar é uma decisão e uma atitude que tomamos, onde nós passamos a colocar o nosso projeto, desejo e anseio nas mãos do Senhor, e esse colocar nas mãos do Senhor é você claro fazer a sua parte, mas sabendo que Deus vai te direcionar a tomar as atitudes certas, te coordenar para que você não caia em armadilhas, e também nisso Deus pode fazer o sobrenatural, onde coisas que aos olhos humanos eram quase impossíveis, ao você fazer sua parte e colocar isso diante de Deus e escutar, confiar e seguir na direção que Ele te dá, o que era "impossível" se torna possível.

Agora quando falamos de relacionamentos, o esperar é julgado para muitos como uma besteira, ou entendido de maneira errada por sua grande maioria. Esperar no Senhor quando você é um jovem solteiro, é:

1º Não agir por impulso: O jovem solteiro tem a grande mania de achar que qualquer moça ou rapaz, bonita(o) que te dá moral, é a pessoa escolhida por Deus para sua vida. 


2º Não sair tentando conquistar várias(os) ao mesmo tempo: Deus tem o melhor pra você no seu relacionamento, e não as melhores. Aprenda que relacionamento não é dizimo, onde você vai dar em cima de 10 pra poder então ganhar o dízimo disso.


3º Não "fique" com uma pessoa: O ficar tem sido um grande problema no meio dos jovens de hoje, infelizmente muitos acham isso algo correto. Deus é um Deus de compromisso, e não existe compromisso no ficar, você não é um copo descartável pra ser usado e jogado fora. Exemplificando em uma história:


Imagine que a Vida Espiritual de certo homem seja representado por um coração Azul, e a da Mulher por um coração Rosa. Entretanto enquanto a Mulher é firme em Deus e espera nEle o Homem vive ficando com várias outras Mulheres mesmo estando na Igreja, ele não se importa e sai para baladas, etc.. e para cada mulher que ele fica ele entrega um pedaço de seu coração. Mas um dia Deus revela que essa certa mulher que espera em Deus seria sua futura Esposa. Mas tem um problema e o homem o percebe.. Enquanto a Mulher tem 100% de Amor, Carinho, etc.. e o Homem tem apenas um Pedacinho tão pequeno em relação o Dela que ele Não pode oferecer o mesmo.. E por essa "Historinha" percebemos que é mais sábio esperar em Deus que sair igual este Homem Fez.

 Se você é um jovem que tem o costume de ficar, repense suas atitudes. O Senhor é poderoso para fazer o novo de novo em nossas vidas. E se você se arrepender, o Senhor pode te lavar e te dar um coração novo. E tudo aquilo que você já viveu até aqui que não agradava ao Senhor pode ser apagado, mais isso depende de você em se decidir por se voltar ao Senhor e mudar de vida completamente.

4º Não se deixe levar pelas suas amizades: Todos nós temos amigos que tentam ser cupidos em nossas vidas, e ai mora um grande perigo. As vezes nossos amigos tem uma intenção boa de tentar juntar alguém a nós, e então você acaba indo nessa onda. Mas você se esquece nesse momento de consultar ao Senhor, e procurar saber se aquela pessoa é quem Ele separou pra você. Então acaba sendo mais um relacionamento frustrado.

5º Confia no Senhor: E esse é o ponto mais importante do "Esperar em Deus", as vezes você pode estar achando que tá ficando pra "titia", as pessoas tem cobrado de você um relacionamento, seus pais tem cobrado que está na hora de você se casar, ou você não se encaixa em um desses exemplos, mas está cansado de agir por conta própria e as coisas sempre dar errado. Confia no Senhor, como no começo dessa palavra, em Eclesiastes 3:1 diz que há um tempo certo para todas as coisas, e o mesmo vale pros nossos relacionamentos. Confia no Senhor, pois Ele está preparando o melhor pra você. E as vezes você não recebe esse melhor porque quando Deus está prestes a te entregar sua benção, você resolve agir por conta própria. No tempo certo essa pessoa que Deus separou pra você, vai chegar. Mas você tem que confiar.

6º Ore sempre pra que Deus esteja preparando o seu relacionamento: E esse ponto é interessante, pois nós temos a grande mania de entregar uma lista de coisas que queremos que essa pessoa tenha. Geralmente os quesitos básicos são: Que seja bonita(o), que tenha gostos parecidos com o meu, Que goste disso, que goste daquilo... e por ai vai. E os quesitos como: que essa pessoa tenha uma vida de oração, que seja uma mulher (ou homem) de Deus, e isso, e aquilo.... Ai quando nós recebemos alguém de Deus e essa pessoa não tem aquilo que pedimos, ficamos frustrados. Mas eu te pergunto, você tem buscado ser tudo aquilo que você deseja em uma pessoa? Ao invés de você pedir que a pessoa tenha tudo que você deseja, seja tudo aquilo (claro que nos princípios bíblicos) que uma pessoa também deseja. Deus está mais que preparando uma pessoa para você, Ele está preparando você para a pessoa que Ele tem pra sua vida. Ore pra que Ele esteja preparando a pessoa certa, mas ore também para que você esteja preparado para receber essa pessoa.

E existe muitos outros aspectos que eu poderia estar colocando nessa palavra, mas em futuras postagens estarei tomando temas específicos em relação a relacionamentos. Agora entenda que Deus tem o melhor pra você em todas as áreas, e se você ainda não recebeu sua resposta e não tem a pessoa que vai estar ao seu lado dia após dia, é porque o Senhor está te preparando pra essa pessoa.
Esperar em Deus não quer dizer ficar parado, você estar esperando a pessoa certa no Senhor não quer dizer que você não vai se relacionar com as pessoas. Não existe mistérios pra se saber quem é essa pessoa, e claro você nunca vai encontrar esse alguém se você não fizer amizades, e procurar conhecer os jovens da sua igreja e tudo mais. E por ultimo: 

Como saber que a pessoa que eu gosto é a pessoa certa?

A pessoa que Deus separou pra você vai antes de tudo sempre te levar a crescer mais em Deus. Para saber se um relacionamento é realmente algo que vem de Deus, é só parar pra analisar se essa pessoa tem te levado a se aproximar ou a se afastar do Senhor, pois quando é a pessoa certa ela vai não apenas te levar a ter uma vida mais intensa em Deus, como vai te incentivar a buscar esse Deus a cada dia mais, e sempre vai querer te ver crescendo no Senhor e vai querer crescer junto com você.
E quando você encontrar essa pessoa procure sempre ter um relacionamento baseado nos princípios do Senhor que é a bíblia, procurando orar com essa pessoa por um período antes de vocês começarem a namorar e tudo mais. E na nossa próxima palavra sobre relacionamentos, estarei falando sobre como devemos proceder quado encontramos a pessoa separada pelo Senhor para nós. Estejam firmes e não se esqueçam que no tempo certo vai chegar a sua vez. 

"Não andem ansiosos por coisa alguma, mas em tudo, pela oração e súplicas, e com ação de graças, apresentem seus pedidos a Deus." Filipenses 4:6

"Portanto, não se preocupem com o amanhã, pois o amanhã se preocupará consigo mesmo. Basta a cada dia o seu próprio mal". Mateus 6:34

Palavra de *Alef Alves

7 comentários:

  1. gostei (Y)

    so gostaria de pedir para organizar as fontes, letras e colocar algumas palavras em destaque :D

    ResponderExcluir
  2. Obrigado! Estaremos organizando tudo, queremos melhorar em Cristo a cada dia mais, e qualquer coisa pode nos dar um toque sempre Carlos ^^
    Que bom que você gostou José, é um prazer pra nós trabalhar no Reino de Deus. Obrigado!

    ResponderExcluir
  3. Nosa muito bom..sou um jovem cristao ..e estou a espera da minha fultura esposa ..estava ansioso mas Deus me mostrou q pra cada coisa rem seu tempo e q ele esta preparando!!

    ResponderExcluir
  4. muito bem elaborado e de facil entendimento.garanto qe vai ajudar muita gente.,sem contar com suas referencias biblicas.

    ResponderExcluir
  5. E quando eu encontro uma pessoa que me leva mais pra perto de Deus que é um homem de oração mas eu não sinto nada por ela, ela não me atrai como homem, não me vejo casada com essa pessoa e não ou vejo como homem, apenas como amigo? Eu estou verdadeiramente ficando pra titia e tenho orado muito pra Deus me preparar alguém, mas aí apareceu esse amigo pelo qual eu não sinto nada. O que faço?

    ResponderExcluir
  6. O triste é ver pessoas que esperaram, esperaram e esperaram e Deus não as concedeu realizarem seus sonhos... Eu sou extremamente tímido e peço muito a Deus que me ajude a encontrar uma esposa, e peço também por aqueles amigos e amigas que vivem a mesma situação, mas as vezes dá um desanimo pensar que os planos de Deus podem implicar em não realizar os meus

    ResponderExcluir