"Porque Deus tanto amou o mundo que deu o seu Filho Unigênito, para que todo o que nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna.
João 3:16-16
Antes de falar do amor ao nosso próximo, vamos falar daquele que nos amou primeiro. Deus amou o mundo de tal forma que entregou o seu único filho para que ao invés da morte nós tivéssemos vida, ao invés de dor pudéssemos ter a plena alegria. Esse amor foi expresso por nós através da cruz, onde Jesus foi moído por nossas transgressões, e todo o castigo e peso do pecado que nós viríamos a carregar estava sobre Ele, e assim por meio das suas pisaduras nós fomos sarados.
Não existe amor maior que o amor de Deus por nós, e nem há no mundo expressão maior de amor do que esse que nós foi dado. Mas Jesus se entregou por nós e nos amou para que nós pudéssemos através desse exemplo amar também o nosso próximo.
O meu mandamento é este: amem-se uns aos outros como eu os amei.
João 15:12-12
Ame o Senhor, o seu Deus de todo o seu coração, de toda a sua alma, de todo o seu entendimento e de todas as suas forças’.
O segundo é este: ‘Ame o seu próximo como a si mesmo’. Não existe mandamento maior do que estes".
Marcos 12:30,31
Mas quem é o meu próximo?
Muitas vezes usamos a desculpa de que não amamos alguém porque simplesmente não o conhecemos. Mas o nosso próximo não é simplesmente aquelas pessoas com as quais eu convivo ou conheço, nosso próximo é todo aquele que precisa de alguma forma de ajuda.
A distância física ou o fato de não conhecer tal pessoa pode impedir que nós façamos algo físico como doar algo, conversar, mas isso não nós impede de orar e interceder por essa pessoa. Amar alguém não precisa ser necessariamente de uma forma natural, mas eu amo uma pessoa quando eu oro e intercedo pela vida dela, mesmo que eu nem mesmo a conheça ou que ela tenha me feito mal de alguma forma. O Senhor nos ensina a orar não somente por nossos amigos, mas também por nossos inimigos. E eu amo alguém no momento em que eu passo a orar e me preocupar com essa pessoa.
"Vocês ouviram o que foi dito: ‘Ame o seu próximo e odeie o seu inimigo’.
Mas eu lhes digo: Amem os seus inimigos e orem por aqueles que os perseguem,
O amor pode ser expressado de várias formas, e em um mundo de tanta calamidade e maldade temos visto o quanto as pessoas necessitam ser amadas, o quanto elas precisam do amor de Deus. E nós podemos ser esses instrumentos usados por Deus para expressar o amor.
Vemos tantas pessoas passando fome, tantos hospitais lotados, ruas cheias de necessitados, países sendo devastados pela fome, pela escassez de água, e o que temos feito por essas pessoas? Eu tenho amado aqueles que precisam? Mais importante ainda, eu tenho amado aqueles que estão perto de mim?
Você não precisa ir para outro país ou para outro estado para começar a expressar o amor de Cristo pelas pessoas. Você pode começar amando de verdade a sua família, seus parentes, depois amando aqueles que você vê perdido no meio da igreja, e então aqueles que você for percebendo ao seu redor.
O Senhor nos chama para ser uma geração que expressa verdadeiramente o amor do Pai. Comece com coisas pequenas, e o Senhor pode te usar para realizar grandes coisas, alcançar vidas e ser um verdadeiro agente da transformação.
Quem não ama não conhece a Deus, porque Deus é amor
1 João 4:8-8
*Grande abraço, Alef Alves.
Nenhum comentário:
Postar um comentário