Então o Senhor chamou Samuel. Samuel respondeu: "Estou aqui".
E correu até Eli e disse: "Estou aqui; o senhor me chamou? " Eli, porém, disse: "Não o chamei; volte e deite-se". Então, ele foi e se deitou.
De novo o Senhor chamou: "Samuel! " E Samuel se levantou e foi até Eli e disse: "Estou aqui; o senhor me chamou? " Disse Eli: "Meu filho, não o chamei; volte e deite-se".
Ora, Samuel ainda não conhecia o Senhor. A palavra do Senhor ainda não lhe havia sido revelada.
O Senhor chamou Samuel pela terceira vez. Ele se levantou, foi até Eli e disse: "Estou aqui; o senhor me chamou? " Então Eli percebeu que o Senhor estava chamando o menino
e lhe disse: "Vá e deite-se; se ele chamá-lo, diga: ‘Fala, Senhor, pois o teu servo está ouvindo’ ". Então Samuel foi se deitar.
O Senhor voltou a chamá-lo como nas outras vezes: "Samuel, Samuel! " Então Samuel disse: "Fala, pois o teu servo está ouvindo". 1 Samuel 3:4-10
Samuel era um jovem que havia sido consagrado ao Senhor desde o seu nascimento, e crescia perante a arca de Deus debaixo da cobertura de Eli. E certo dia quando ele estava deitado no santuário a voz de Deus o chama, porém sem percebê-lo ele vai até Eli perguntando se ele o chamou. Samuel se deita novamente e a voz do Senhor o chama uma segunda vez, e novamente ele se dirige até Eli e pergunta se ele o chamou. Isso ocorre uma terceira vez e então Eli entende que o Senhor é quem está chamando a Samuel, e dizendo para ele se deitar o direciona a dizer: "Fala, Senhor, pois o teu servo está ouvindo", e ele assim o faz.
Sempre ouvimos muitas pregações sobre esse versículo relacionado ao chamado ministerial, sobre ouvir a voz de Deus, a forma como era a vida de Samuel e o local onde ele estava quando o Senhor o chamou. Porém, existe algo maravilhoso nesse texto que nós muitas vezes não nos atentamos a entender.
Samuel quando foi chamado por Deus se dirigiu até Eli, que era o seu "líder", e isso nós leva a entender algo gracioso. A voz de de Deus se parece muito com a voz de nossos líderes.
Você pode dizer "Mas existem líderes tão falhos", ou pode já ter se frustado tanto com alguma liderança. Mas devemos entender que Deus estabeleceu nossos líderes como autoridade sobre nossas vidas para que eles sejam um canal de bençãos. Claro que existem sim líderes negligentes, e em algum momento eles podem falhar com você ou não te atender da maneira como você gostaria. Mas são eles que travam uma batalha no mundo espiritual cobrindo a sua vida e intercedendo por você. E o Senhor usa a nossa liderança para trazer as direções que nos precisamos ouvir, e na maioria das vezes essas direções irão contrariar as nossas vontades carnais.
Sobretudo seja fiel e honre os seus líderes, pois isso trará bençãos sem medidas sobre a sua vida.
Um grande abraço, *Alef Alves.
Nenhum comentário:
Postar um comentário