quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

Namoro em Santidade


Hoje em dia o tema "namoro" tem causado grandes dúvidas nos jovens. A deturbação do namoro através do "ficar" tem gerado grandes conflitos na mente dos jovens. E muitos cristão que levam uma vida de santidade com Deus acabam por gerar dúvidas em seus corações sobre o que seria um namoro abençoado, que flui do centro da vontade de Deus. E nessa palavra eu gostaria de tratar de alguns pontos chaves que pode estar ajudando a responder algumas dúvidas.

Algumas perguntas como "Qual a idade certa pra se começar uma relacionamento?", "Como saber se a pessoa que eu gosto é a pessoa separada por Deus pra minha vida?", e "Como ter um namoro em Santidade?", tem sido as mais frequentes feitas por jovens diariamente no discipulado, nas páginas, e por isso vou começar respondendo a essas perguntas.

Ao se perguntar qual é a idade certa pra se iniciar um namoro, eu aconselho sempre aos jovens esperar pelo menos se alcançar uma certa maturidade pra iniciar um relacionamento. Pra se começar a namorar é importante que se tenha uma perspectiva de futuro, e isso é feito pelos jovens no entorno dos seus 16, 17 anos de idade. Pois a partir desse momento ambos já estão começando a se inserir no campo de emprego, e já começam a projetar seu futuro através de uma faculdade e de uma carreira na qual almeja. Além do que todo relacionamento deve visar "dar certo", e isso nos leva a pensar que esse relacionamento deve nos levar ao casamento. Embora as vezes os dois possam ser servos do Senhor, jovens compromissados com Deus e com a igreja, um relacionamento pode também não dar certo.
"Para tudo há uma ocasião, e um tempo para cada propósito debaixo do céu" Eclesiastes 3:1

Segunda pergunta:

 "Como saber se a pessoa que eu gosto é a pessoa separada por Deus pra minha vida?"
- Para saber se a pessoa que você esta gostando é aquela separada pelo Senhor pra estar ao seu lado, faça a você mesmo a seguinte pergunta..."Essa pessoa tem me levado a estar cada dia mais próximo(a) do Senhor?... Pois a pessoa separada por Deus para estar do seu lado, vai te levar a cada dia mais a estar mais perto dEle, assim também como você vai levar essa pessoa a estar a cada dia mais perto do Senhor. Pois um relacionamento abençoado nos leva a crescer em Deus, e jamais toma o lugar do Senhor em nossas vidas.
"O amor é paciente, o amor é bondoso. Não inveja, não se vangloria, não se orgulha.
Não maltrata, não procura seus interesses, não se ira facilmente, não guarda rancor.
O amor não se alegra com a injustiça, mas se alegra com a verdade.
Tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta." 1 Coríntios 13:4-7

Terceira pergunta:

 "Como ter um namoro em Santidade?"
- Muitas vezes você é uma pessoa que não soube esperar a hora certa pra se começar um relacionamento, ou que jamais se preocupou em pensar se o seu namoro te aproximava ou se ele te afastava da presença do Senhor, mas deseja que a partir de hoje seu relacionamento seja completamente voltado a presença de Deus. Para se ter um namoro em santidade, é necessário primeiramente que você tome uma decisão de ter Deus como o centro do seu relacionamento, e com isso você tem que ter gravado no seu coração que antes da sua namorada ou do seu namorado ser "seu", ele(a) primeiramente pertence a Deus. Seu relacionamento jamais deve te impedir de ter uma vida de comunhão com o Espirito Santo, e juntos vocês devem buscar ter uma vida em Deus.
Existe 3 princípios que devem ser seguidos para se manter um relacionamento em Santidade:

1º- Leitura da Bíblia - O casal deve manter um tempo de leitura da palavra juntos, seja pessoalmente ou em um horário específico onde ambos estarão separando aquele momento pra se edificar na palavra do Senhor, e com isso vão estar preparados para as lutas que um casal enfrenta.
2º- Oração - O casal deve separar um período de oração diário, pode ser cada um em um momento próprio, mas o melhor seria se ambos orassem juntos, seja por telefone, ou ao final dos cultos. Pois através disso ambos estarão primeiramente priorizando sua vida com Deus. E um casal que ora junto tem força para resistir contra o pecado e as tentações.
3º - Jejum - O jejum é importante em qualquer área de nossas vidas, e inclusive no nosso relacionamento, pois ao estar jejuando, o casal está se fortalecendo contra o pecado e contra as tentações, pois o jejum é uma forma de negarmos a nossa carne e nos alimentar do Espírito Santo.

Tenha o foco do seu relacionamento na palavra e nos princípios dados pelo Senhor, tenha sempre uma cobertura espiritual direcionando seu namoro, pois é importante que seus pastores aconselhem a forma como deve se proceder o seu relacionamento. Pois através desses simples passos você estará construindo um relacionamento edificado em Deus, e então tudo quanto vocês fizerem será abençoado. No mais guardem o seu coração, e se você ainda não encontrou a pessoa certa não tenha pressa, pois o Senhor está preparando pra você o que será sua boa, perfeita e agradável vontade. Não permita que a ansiedade te leve a apressar as coisas, mas tenha o seu foco no Senhor e Ele irá te abençoar grandemente, e seu relacionamento será uma benção!!

"Não andem ansiosos por coisa alguma, mas em tudo, pela oração e súplicas, e com ação de graças, apresentem seus pedidos a Deus." Filipenses 4:6-7

"Busquem, pois, em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justiça, e todas essas coisas lhes serão acrescentadas." Mateus 6:33

Fiquem com Deus, *Alef Alves =)

4 comentários: